Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (27) a Operação DEFCON 3, no Ceará, com o objetivo de desarticular um grupo de criminosos que atua como resgate de presos em unidades prisionais do estado. As ações são tocadas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Ceará (Ficco/CE), formada por diversas corporações da polícia.
Conforme informado, a operação em questão é um desdobramento da Operação DEFCON 4, realizada em 28 de novembro de 2023, que revelou uma extensa articulação criminosa com o objetivo de realizar ataques ao sistema penal cearense, incluindo o planejamento de fugas em unidades prisionais e “outras ações que colocam em risco a ordem pública”.
Operação no Ceará cumpre mandatos contra grupo que tenta fazer resgates de presos
Nesta sexta-feira, com isso, são cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão, todos expedidos pelo Poder Judiciário cearense.
“O objetivo da Operação DEFCON 3 é desmantelar as atividades do grupo de crime, apreender materiais que possam auxiliar na continuidade das investigações e enfraquecer as ações da facção dentro e fora das unidades penais”, pontuam as forças de segurança.
Ficco
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco) é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP). A ação ainda conta com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP).