Thomas Tuchel é oficialmente o novo treinador da Inglaterra. A Federação de Futebol da Inglaterra (FA) anunciou nesta quarta-feira (16) a chegada do alemão ao “English Team”, que assinou contrato de 18 meses. Ele será auxiliado pelo inglês Anthony Barry.
O alemão vai assumir a carga em janeiro de 2025, substituindo Gareth Southgate, que deixou o comando da equipe em julho após a Eurocopa. Desde sua saída, o tempo vem sendo comandado pelo técnico interno Lee Carsley. Ele ainda dirigirá a seleção dos próximos dois jogos da Liga das Nações.
Estou muito orgulhoso por ter a honra de comandar a seleção inglesa. Eu sinto uma conexão pessoal com o jogo país neste, e ele já me deu momentos incríveis. Ter a chance de representar a Inglaterra é um privilégio enorme”, afirmou Thomas Tuchel.
O treinador voltou a trabalhar no futebol inglês, onde foi vitorioso liderando o Chelsea entre 2020 e 2022. Sob seu comando, os Blues conquistaram a segunda UEFA Champions League de sua história, além de erguer um Mundial de Clubes da Fifa e uma Supercopa da UEFA .
Nascido na Alemanha, Tuchel ainda não sabe se cantará o hino inglês antes das partidas. O treinador ressaltou, em coletiva de apresentação, que não tem uma posição definitiva sobre essa questão, diante do respeito pelo país.
“Cantar o hino é uma decisão pessoal e eu ainda não decidi o que vou fazer. É um hino muito emocionante e temos tempo até meu primeiro jogo em março", disse o comandante.
Tuchel será o terceiro técnico estrangeiro da história da Inglaterra. Antes dele, comandaram o "English Team", o sueco Sven-Göran Eriksson e o italiano Fabio Capello. O último trabalho do alemão foi na temporada passada, quando ele estreou no Bayern de Munique, mas acabou deixando a equipe sem nenhum título conquistado.